Fusion Pole
O projeto FusionPole visa a reutilização da madeira sã de postes de madeira de telecomunicações, retirados de serviço, no fabrico de postes compósitos, um produto inovador e confgurável e com durabilidade, propriedades mecânicas e resistência ao fogo superiores ao comum poste de madeira.
Aproveitamento dos postes retirados de serviço
O suporte das linhas aéreas para telecomunicações em Portugal é praticamente feito com uso exclusivo de postes de madeira de Pinheiro bravo. Trata-se de um material de origem natural, de qualidade com um baixíssimo nível de processamento, que garante baixos custos em termos económicos, energéticos e impactos ambientais e existente em grande quantidade até aos incêndios de 2017. Sendo, portanto, um material importante numa política de desenvolvimento sustentável.
Objetivos
Com este projeto pretende-se a definição de um novo produto, poste de madeira compósito, que permitirá manter e, eventualmente aumentar, a cota de mercado existe para os postes de madeira nas telecomunicações. Este novo produto deverá apresentar níveis de desempenho global mecânico, ao fogo e de durabilidade superiores aos postes atuais de madeira.
- Designação do projeto: FusionPole-Reutilização de postes de Pinheiro bravo
- Projeto: POCI-01-0247-FEDER-039940
- Objetivo principal: Desenvolvimento postes compósitos usando postes de Pinheiro bravo retirados de serviço
- Montante de investimento aprovado: 475.004,59€
- Apoio total: 282.542,77€
- Região de intervenção: Centro
- Local: Monte Redondo, Leiria
- Entidades beneficiárias: Universidade de Coimbra, LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia e SerQ-Centro de Inovação e Competências da Floresta
Promotores:

