ENTRAR
40 anos e premio nacional de agricultura

 

pedrosa 01pedrosa 02pedrosa 03Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ricardo

Ricardo

 

Os efeitos do ruído na saúde do ser humano encontram-se bem identificados, e constituem claramente um impacto significativo na população exposta.
Existem disponíveis medidas de mitigação deste ruído, usadas frequentemente junto a vias de comunicação, nomeadamente barreiras acústicas.

 

Por outro lado, a sociedade em geral tem vindo a estar mais desperta para os perigos de exposição a uma outra solicitação, designadamente a das ondas eletromagnéticas, associadas, por exemplo, a comunicações móveis.
Soluções híbridas que possam conjugar a proteção a estes dois tipos de ondas não se encontram disponíveis, mas serão seguramente uma mais-valia para a sociedade, e uma aposta a considerar no futuro próximo.

 

Pretende-se, neste projeto, o desenvolvimento de um conjunto de soluções inovadoras e altamente sustentáveis de barreiras em madeira de secção circular, de baixo processamento industrial, baseadas no conceito de cristal sónico, destinadas à minimização dos efeitos do ruído de tráfego e/ou da exposição às radiações eletromagnéticas.

 

Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes, quer do ponto de vista acústico quer do ponto de vista da radiação, podendo ser implementadas pensando apenas numa dessas componentes, mas podendo também constituir uma solução híbrida que garanta em simultâneo as duas componentes.

 

Pretende-se ainda que, no caso das barreiras acústicas apenas, seja possível aumentar a transparência à propagação das ondas de rádio por forma a mitigar zonas de sombra, por exemplo, em vias públicas.

 

 

 

A construção de pontes mistas madeira-betão é uma solução amplamente utilizada a nível Mundial. O recurso à combinação de diversos materiais permite tirar partido dos respetivos pontos fortes, nomeadamente a elevada razão resistência/massa que a madeira apresenta, a elevada resistência à compressão providenciada pelo betão e a ductilidade conferida pelos ligadores metálicos utilizados na ligação entre os elementos de madeira e o betão. As pontes mistas madeira-betão apresentam-se assim como uma solução de fácil execução, necessitando de poucos recursos humanos e materiais para a sua construção. É também uma solução ambientalmente amigável, estatuto conferido pela utilização de recursos extraídos da floresta, em particular da floresta nacional. A empresa Pedrosa e Irmãos, Lda, apresenta-se no mercado como empresa dedicada à exploração e comercialização dos produtos provenientes da floresta, tendo recentemente participado em co-promoção com a Universidade de Coimbra num projeto de investigação cujo foco foi o desenvolvimento de uma solução otimizada para tabuleiros mistos madeira-betão. O projeto culminou com a construção do primeiro exemplar em território nacional, localizado em zona rural e com um vão de 4m, permitindo a transposição de uma pequena ribeira, possibilitando a realização de todas as operações inerentes ao corte e transporte de material lenhoso. Cada solução deve ser estudada em particular tendo em conta os requisitos de utilização, bem como a morfologia do terreno de instalação da ponte.

Encontro para receção dos elementos circulares de madeira que compõem o tabuleiro

Tabuleiro com cofragens realizadas e ligadores metálicos, bem como impermeabilização dos topos dos elementos circulares

Aspeto final do tabuleiro após betonagem

 

 

 

A Pedrosa e Irmãos oferece soluções de mobiliário exterior em madeira tratada. Se precisar de customizar ou produzir com base no seu projecto, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Mesa de Jardim

mesa jardim

Mesa de jardim clássica, perfeita para piqueniques no exterior! Em pinheiro bravo, um material durável e ecológico. Este equipamento de mobiliário urbano, pode ser apoiado ou chumbado ao solo, para uma maior segurança e estabilidade.

Download da ficha técnica

 

 

Floreira Vertical

Floreira

Decore qualquer parque ou jardim de forma prática, durável e elegante! Esta floreira vertical, em pinheiro bravo, é resistente à acção do tempo e possui o charme natural da madeira.

Ideal para espaços públicos ou privados,pode ser usada para ervas aromáticas ou transformada em horta vertical e manter legumes frescos sempre à mão.

Download da ficha técnica

 

 

Caixote do lixo

Caixote do lixo

Ideal para qualquer jardim ou parque! Este caixote de lixo, em madeira de pinheiro bravo, enquadra-se perfeitamente com a natureza e deixa o seu espaço verde sempre limpo. Resistente e prático, fixado a um suporte vertical, pode ser aplicado à altura desejada.

Download da ficha técnica

 

A resina é uma matéria prima natural, extraída do pinheiro, usada no fabrico de inúmeros produtos como lacas, pastilhas, vernizes, cremes, etc.

As fitas de madeira ou finos de estilha consistem em aparas finas de madeira, usadas por alguns sistemas de biomassa.

A estilha de madeira, são pequenos pedaços de pinho com 3 a 10 cm de comprimento.

É frequentemente usada em agro-pecuárias, quer para revestimento do pavimento, quer para soluções de aquecimento.

 

Casca de Pinheiro

 

Produto 100% natural

para aplicação em solos

 

 

Indicações de utilização:

Vasos e canteiros

Jardins

Parques infantis

Estabilização de solos e águas

etc

 

Conserva por mais tempo a humidade dos solos

 

Favorece a absorção de água pelas raízes

 

Protege as raízes das plantas do frio e calor excessivos.

 

Evita de forma natural o crescimento de ervas daninhas

 

Fornece matéria orgância aos solos através da lenta decomposição das partes masi finas

 

Tem efeitos decorativos, diminuíndo o trabalho de manutenção e consumo de águas do seu jardim.

 

O planeamento florestal é importante para o equilíbrio ecológico e para o aproveitamento dos recursos naturais.


O espaço e espécies envolventes, a orientação, a quantidade de água e outras variáveis podem ajudar a escolher a melhor forma de gerir e rentabilizar os terrenos florestais.


O planeamento pode incluir trabalhos no terreno, reordenamento, plantação ou instalação de sistemas para o aproveitamento dos recursos.


A definição das necessidades de manutenção como a limpeza, tratamento de árvores e recolha de materiais, é recomendada para optimizar a saúde, segurança e rentabilidade das propriedades.

As construções em madeira existem desde que há memória. Com boas razões: a madeira é um material abundante, renovável, fácil de trabalhar e confortável.
A madeira é um material natural e autêntico. Pode criar um espaço descontraído e casual, rústico ou um espaço cuidado e requintado.


Executamos inúmeros tipos de construções em madeira, seja numa solução "chave na mão" com todo o processo desce a concepção, ou de acordo com projectos já existentes. Integramos e trabalhamos com outros metais como o aço ou vidro.

 

Lenha

Carvalho, sobreiro e azinho

A madeira das várias espécies de sobreiros são as mais frequentemente usados para lenha.
Têm um combustão mais lenta, o que permite um reabastecimento da lareira menos frequente.

Eucalipto

O eucalipto é uma madeira densa com elevada capacidade calorífica

Pinho

O pinho é uma madeira com elevado poder calorífico. É de combustão mais rápida e por isso liberta e energia de forma mais intensa.
Dispomos de pinho em troncos ou ripas. As ripas de pinho são muito úteis para ajudar a acender fogueiras.

 

Pinhas

Pinhas de pinheiro manso

As pinhas originárias de prinheiro manso são normalmente maiores e mais consistentes que as de pinheiro bravo.

São muito úteis para acender a lareira.

Pinhas de pinheiro bravo

As pinhas originárias do pinheiro bravo ou pinhas bravas, são mais estreitas e de combustão mais rápida que as originárias de pinheiro manso.

 

Pág. 1 de 2