ENTRAR
40 anos e premio nacional de agricultura

 

pedrosa 01pedrosa 02pedrosa 03Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

segunda, 20 março 2017 16:59

OptimizedWood

Escrito por 
Classifique este produto
(3 votos)

O recente surgimento de um novo sistema de construção baseado em painéis maciços de madeira, Cross Laminated Timber (CLT), permitiu uma nova abordagem na conceção e construção de edifícios em madeira. Com este sistema torna-se possível construir edifícios até alturas, antes impensáveis ou legalmente proibidas para construções com estrutura em madeira, e ao mesmo tempo oferecer enormes benefícios, quer em termos de conforto térmico, acústico e sísmico associados a uma significativa redução dos tempos de construção.

No entanto, este novo sistema de construção em painéis maciços de madeira, a par de todos os benefícios que apresenta acarreta igualmente alguns inconvenientes, de entre os quais se destaca o enorme volume de madeira requerido para elaboração deste tipo de painéis. Surge assim a necessidade de otimizar ou apresentar alternativas viáveis a esse tipo de sistema.

Outra dificuldade que existe é a possibilidade de compatibilizar este sistema construtivo com elementos construtivos existentes ou infraestruturas normais da construção (ex: redes de águas, redes elétricas), quer seja em construção nova quer seja em construção antiga. Neste projeto pretende-se desenvolver uma solução que resolva ou pelo menos minimize de forma significativa estas dificuldades, e que seja altamente inovadora a nível internacional.

Com vista a suprir estes problemas, a Pedrosa & Irmãos Lda, em parceria com instituições I&D (Universidade de Coimbra (UC), Instituto Politécnico de Leiria (IPL)e o Centro de Inovação e Competências da Floresta (SerQ)), lançou o projeto OptimizedWood para desenvolvimento e validação, em ambiente industrial, de um produto de construção inovador em madeira que consiste num painel híbrido com diversas funcionalidades inovadoras. A investigação inclui o desenvolvimento de técnicas complementares para compatibilizar o novo painel na construção, como por exemplo, ligações mecânicas ou formas inovadoras para incorporar outras infraestruturas. O principal enfoque da investigação será um painel híbrido passível de ser personalizado, totalmente compatível com as tendências modernas de construção em madeira. Este deverá também apresentar níveis de desempenho semelhantes aos das soluções existentes. Este sistema será inovador sob várias perspetivas, nomeadamente: maior durabilidade, utilização otimizada dos vários produtos de madeira, preço mais baixo, compatibilidade mais eficaz com a restante construção, fácil montagem, ampliar as possibilidades de combinar um núcleo de madeira estrutural com outros materiais de superfície.

Com este projeto a Pedrosa & Irmãos Lda. pretende dar continuidade à sua política de inovação e investigação, contribuindo para a valorização dos produtos da floresta nacional e para uma construção sustentável. A presente página web será atualizada com regularidade para partilha dos avanços mais significativos deste inovador projeto.

Ler 1104 vezes Modificado em segunda, 20 março 2017 17:07

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.